Paraná desativa 14 praças de pedágio e libera cancelas após fim de contratos de concessão


Rodovias administradas por 24 anos pela Econorte, Viapar e Ecocataratas ficaram sem cobrança à 0h deste sábado (27). Entre as praças desativadas, está a que tinha o pedágio mais caro do estado. Cancelas do pedágio foram abertas à meia-noite no Paraná As cancelas de 14 praças de pedágio do Paraná administradas por três concessionárias foram liberadas à 0h deste sábado (27). Com isso, as rodovias devem ficar sem cobrança por pelo menos um ano. Veja acima o momento em que as cancelas de uma das praças de pedágio, em Jataizinho, no norte do Paraná, é aberta. Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas terminaram após 24 anos de concessão - marcada pelos pedágios mais caros do país. Veja mais abaixo quais são as praças. Trânsito passou a ser canalizado pelas vias laterais das praças de pedágio no Paraná Kathulin Tanan/RPC Londrina O tráfego de veículos nas praças passou a ser feito pelas laterais, visto que as faixas centrais foram bloqueadas. O mesmo padrão deverá ser seguido em todas as praças desativadas. A partir deste sábado, os trechos administrados pela Viapar e Ecocataratas ficarão sob responsabilidade dos governos estadual e federal. Cabines da praça de pedágio em Jataizinho foram lacradas ao final do período de concessão Kathulin Tanan/RPC Londrina Já as rodovias do lote da Econorte continuarão com serviços prestados pela concessionária, mas também sem cobrança de pedágio. A Econorte e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fecharam um acordo no início deste mês para que a concessionária preste serviços de atendimento pré-hospitalar e de guincho em troca de uma obra de R$ 14 milhões que não será feita. Praças com cancelas abertas a partir deste sábado: Econorte Jacarezinho (BR-369) Jataizinho (BR-369) Sertaneja (PR-323) Viapar Mandaguari (BR-376) Castelo Branco (BR-376) Arapongas (BR-369) Floresta (PR-317) Campo Mourão (BR-369) Corbélia (BR-369) Ecocataratas Candói (BR-277) Laranjeiras do Sul (BR-277) Cascavel (BR-277) Céu Azul (BR-277) São Miguel do Iguaçu (BR-277) Entre as praças liberadas neste sábado, está a que tinha o pedágio mais caro do Paraná, em Jataizinho, na região norte. Até a sexta-feira (26), o preço cobrado era de R$ 26,40 para carros. Cancelas do pedágio foram abertas à meia-noite, no Paraná Kathulin Tanan/RPC Londrina À 0h de domingo (28), serão liberadas as outras 13 praças de pedágio administradas pelas concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia. Veja as obras que 'sumiram' de contratos; MPF cita R$ 35 milhões em propinas Faixas centrais das praças de pedágio foram bloqueadas Kathulin Tanan/RPC Londrina Como pedir socorro em caso de acidentes? Com a saída das concessionárias, os motoristas ficarão, por tempo ainda indeterminado, dependentes do serviço público ou de seguros particulares para atendimento de ocorrências, que vão de troca de pneus a acidentes. “Alguns serviços que eram prestados pelas concessionárias serão interrompidos. Em acidentes leves, que não tenham vítimas, o motorista pode retirar o veículo da pista e sinalizar, podendo entrar em contato com a PRF para tirar dúvidas quanto ao procedimento”, explicou Maciel Junior, da comunicação social da PRF. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, a corporação sempre atuou nas rodovias auxiliando as concessionárias em acidentes. "A diferença é que agora vamos absorver as demandas que elas recebiam pelo 0800 e atuar juntamente com o Samu”, disse. Contatos úteis em caso de acidentes: Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191 Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198 Samu: 192 Siate: 193 As rodovias estaduais serão de responsabilidade do DER-PR, e as federais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os órgãos abriram uma série de licitações para a prestação de serviços de manutenção e socorro nas estradas. As empresas vencedoras vão fazer a conservação do pavimento, controle de vegetação próxima às pistas, drenagem e sinalização dos trechos. A validade dos serviços que estão sendo contratados é de até dois anos. Novo pacote de concessão Veja 10 perguntas e respostas sobre o fim das concessões e o novo modelo de pedágio O novo pacote de concessão é formado por rodovias estaduais e federais. São 2,3 mil quilômetros das concessões que estão terminando e outros 1 mil quilômetros de novos trechos. Os contratos de pedágio vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente. A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores. Vence a empresa que conceder o maior desconto na tarifa base. Confira a proposta de preços de tarifas para as novas concessões Governo e União ainda não definiram como serão reajustes das tarifas A perspectiva é que o pregão ocorra em 2022, com assinatura do contrato no último trimestre do ano. O Governo do Paraná estima que as novas tarifas sejam de 40% a 50% mais baratas que se pagava nas concessões que estavam em vigor. Serão criadas 15 novas praças de pedágio no estado. Entre as obras previstas no pacote, estão a duplicação de quase 1,8 mil quilômetros e a instalação de rede de internet wi-fi em todos os trechos de concessão. Novos contratos de pedágio das rodovias no Paraná vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente g1 PR O modelo também prevê a construção de 10 contornos urbanos e faixas adicionais em rodovias já duplicadas, terceiras faixas, além de câmeras de monitoramento e iluminação em LED. A maior parte das obras devem acontecer nos primeiros sete anos de concessão. Os novos contratos devem valer por 30 anos. Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: Veja mais notícias do estado no g1 Paraná.

Paraná desativa 14 praças de pedágio e libera cancelas após fim de contratos de concessão Paraná desativa 14 praças de pedágio e libera cancelas após fim de contratos de concessão Analisado por Blog em novembro 26, 2021 Classificação: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.