Confira 11 dicas do Procon em Campos para a sua Black Friday não virar uma dor de cabeça


Consumidores devem ficar atentos para evitar problemas também nas compras on-line. Lojas em Campos terão horário flexível durante a Black Friday, nesta sexta (26) Divulgação Procon/Campos Para que o consumidor consiga aproveitar as oportunidades de preço mais baixo durante a Black Friday nesta sexta-feira (26), tanto nas lojas físicas quanto on-line, é importante estar atento para algumas atitudes que podem fazer toda a diferença, conforme orienta a Superintendência do Procon em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Funcionamento das lojas em Campos O órgão lembra que uma das iniciativas que podem ajudar o consumidor, é a pesquisa de preço antes de fechar uma compra. É importante também saber as condições de pagamento. Se a compra for pela internet, é preciso ter atenção diferenciada. "Na aquisição de produtos pela internet, o consumidor deve ter atenção redobrada, sendo prudente verificar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e eletrônico, canais de troca e reclamação. Além disso, o consumidor deve observar se a página é um “https”, o que revela uma segurança na transmissão dos dados de um cartão de crédito, por exemplo", reforça o Procon. Confira abaixo 11 dicas do Procon/Campos para uma compra segura: Evite as tentações da compra por impulso: Tenha sempre em mente que você deve pesquisar o produto que você quer. Compare preços. É sempre bom verificar se a loja é de confiança: Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra. Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto: Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone. Em caso de erro por parte do fornecedor, o consumidor pode pedir a troca: Depois da compra, caso haja algum erro na entrega, o consumidor tem o direito de solicitar a troca dentro do prazo estabelecido pelo lojista. Se o problema persistir mesmo depois da troca, ele poderá pedir o cancelamento da compra e a devolução do dinheiro. Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarde a pesquisa. O preço promocional não anula os direitos do consumidor: Os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito no prazo por ela estabelecido. As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque: O consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento. O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação. O consumidor pode escolher em que parte do dia vai receber em casa o produto comprado: No Estado do Rio, a lei garante ao consumidor o direito de escolher o turno (manhã, tarde ou noite) de entrega do produto. Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra: O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu. A fundação Procon/São Paulo elaborou uma lista de sites que devem ser evitados. Para consultar, entrar no endereço eletrônico aqui.

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