Moradores da Baixada Santista reclamam de desabastecimento de água durante Ano Novo


Muitas pessoas foram obrigadas a passar a virada do ano e o primeiro dia de 2020 sem água em casa. Moradores da Baixada Santista reclamam de falta de água na região G1 Santos Moradores de Santos, Guarujá e Praia Grande, no litoral de São Paulo, estão sofrendo com desabastecimento de água há pelo menos três dias. Muitos foram obrigados a passar a virada do ano e o primeiro dia de 2020 sem água nas torneiras e chuveiros, o que causou um grande transtorno. A Sabesp informa que realiza vistorias nos locais afetados pela falta de água. Segundo apurado pelo G1, a falta de água já afetou os bairros do Gonzaga, Campo Grande e Pompeia, em Santos; Vicente de Carvalho e Jardim Las Palmas, em Guarujá; e Vila Mirim e Jardim Princesa, em Praia Grande. Moradores relataram que as torneiras 'secaram' no último domingo (29) e que, mesmo quando vem água da rua, não tem força suficiente para encher a caixa. Uma moradora do bairro Pompeia, em Santos, que preferiu não se identificar, explica que notou há quatro dias que a vazão da água havia diminuído, mas nesta terça-feira (31) parou completamente. "Achávamos que o problema era em casa, mas o vizinho também está sem água. Ainda não voltou, essa situação é muito chata. A Sabesp disse que não tem nenhuma ocorrência no bairro e que esta foi a primeira reclamação", explica. Sabesp A Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento de água na Baixada Santista, informa que vem mantendo o abastecimento aos moradores e turistas da região sem registro de ocorrências generalizadas. A empresa explica que reforçou a distribuição em toda a região e o sistema funciona em sua capacidade máxima. Equipes vêm vistoriando os endereços onde houve solicitação pelos canais de atendimento da Companhia. As emergências estão sendo atendidas por técnicos e caminhões-pipa, quando necessário. A empresa aponta, também, que a ausência da caixa-d’água, que tem sido verificada durante as vistorias, faz com que a variação da pressão na rede seja sentida durante os horários de maior consumo da população, assim como a superlotação de imóveis torna a caixa-d’água domiciliar sem capacidade para suprir a demanda interna. Por isso, é importante o uso racional da água e saber que os reservatórios dos imóveis são dimensionados para um número específico de ocupantes, que deve ser respeitado. A Central de Atendimento da Sabesp se mantém à disposição durante 24 horas por dia, de forma gratuita, pelos telefones 0800 055 0195 ou 195, ou ainda pela internet via Agência Virtual e aplicativo para celulares e tablets Android ou iOS.

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